6 livros para publicitários

Seis obras excelentes para quem estuda ou trabalha com publicidade e propaganda!

Seja você um publicitário ou um estudante de comunicação, é extremamente importante manter a leitura em dia para produzir um bom trabalho e aumentar seu repertório de referências.

Eu, por exemplo, sou uma pessoa que gosta de ler de tudo. Desde pequena, sou apaixonada por livros dos mais variados gêneros e não acredito na afirmação de que devemos apenas ler o que vamos colocar em prática e o que será “útil” para nós.

Em determinadas situações, acredito que uma obra literária pode nos ajudar mais a vender do que uma revista de negócios, nem que seja para inspirar a equipe criativa. Por isso, sempre recomendo que você leia o que te interessar.

Ainda assim, quem me conhece sabe que eu estou sempre lendo algo relacionado à minha área e tenho muitos autores que escrevem sobre publicidade em minha estante. No texto de hoje, decidi trazer seis recomendações de livros para publicitários que eu considero indispensáveis! Bora conferir?

Marketing 4.0 — Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Conhecido ainda hoje como o pai do marketing, Philip Kotler, professor universitário estadunidense, é um dos nomes mais influentes da área. Já Kartajaya e Setiawan são executivos e consultores de marketing.

Os autores analisam as transformações que marcaram a passagem do marketing tradicional para o digital, chamado de 4.0. É uma leitura fundamental para entender os consumidores dessa nova era.

A obra tem três partes: tendências fundamentais moldando o marketing, novos modelos para o marketing na economia digital, aplicações táticas de marketing na economia digital.

Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital — Walter Longo

Longo é um dos maiores especialistas em comunicação, inovação e tecnologia do Brasil. Em seu livro, aborda a nova era da sociedade de consumo que presenciamos nos dias de hoje e que transforma a maioria das relações sociais.

O autor vai trazer à tona a era pós-digital, que faz com que seja necessário, cada vez mais, esquecer o que aprendemos no passado, questionar o que achávamos certo e aprender coisas novas. É inevitável, claro, que surjam desafios nesse percurso.

Além disso, Walter é bem acessível e tive a oportunidade de participar de uma palestra online ministrada por ele e oferecida pela MIT Sloan Management Review, gratuitamente, e também será meu professor de Estratégia digital e Economia Criativa na minha Pós-Graduação em Influência Digital (PUCRS).

A lógica do consumo e Small Data — Martin Lindstrom

Sim, são dois livros diferentes, mas geralmente são vendidos em conjunto e, de alguma forma, ambos se complementam. Dinamarquês, Martin Lindstrom é um dos gurus do marketing digital mais respeitados no mundo.

A lógica do consumo foi sua primeira obra escrita para consumidores e é baseada na maior pesquisa de neuromarketing que foi realizada, com duração de três anos. Por que compramos o que compramos? É essa a pergunta que Lindstrom responde.

Small Data, por sua vez, nos incita a perceber as pequenas pistas que podem indicar enormes tendências no mercado. O autor nos fornece detalhes de como detalhes do dia a dia auxiliaram na criação de estratégias de marca que desenvolveu para grandes empresas.

Copywriting — Paulo Maccedo

Quem já pesquisou sobre copywriting provavelmente deve ter encontrado o nome do paulo Maccedo por aí. Escritor best-seller, de acordo com seu próprio site ele é reconhecido como o “Mentor dos Copywriters”.

Na obra em questão, o autor nos ensina a escrever de forma a gerar uma conexão real com o cliente e, mais que isso, vender. Como? Por meio de uma comunicação fácil e persuasiva, que exige técnicas e metodologias específicas.

O livro é dividido em cinco partes: fundamentos, antecedentes, elementos, raízes e contextos.

Cinema e Publicidade — Rogério Covaleski

Sem dúvidas o melhor livro que li para uma disciplina da graduação, intitulada Cinema e Publicidade e ministrada pelo incrível professor Rodrigo Cássio Oliveira, que foi quem abriu meus olhos para a relação entre as duas áreas.

A obra consiste em duas partes principais: intertextos e hibridismos. A leitura nos permite perceber a influência do cinema para a publicidade, assim como a interferência da própria publicidade no cinema.

É essencial para quem trabalha com produção audiovisual e usa vídeos como forma de se conectar com o público.


Agora me diz: qual ou quais desses livros você já leu? Gostou? Tem alguma outra indicação? Comenta aqui!

Imagem padrão
Amanda Pereira Santos
Publicitária, escritora, professora, consultora, palestrante, especialista em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia, especialista em Marketing, Branding e Experiência Digital, com MBA em Comunicação e Eventos, MBA em Marketing Estratégico e Mestrado de título próprio em Comunicação Empresarial e Corporativa. Como docente, já ensinou Branded Content: Marketing de Conteúdo, Redação Publicitária, Marketing Digital para escritores e Estratégia de Design de Negócios.
Artigos: 42

Deixe sua contribuição!