6 livros sobre produção de conteúdo essenciais

Conheça os seis melhores livros sobre produção de conteúdo que vão te ensinar a se destacar na internet!

Caso você queira alcançar bom engajamento e retorno nos canais digitais, uma ideia é buscar por livros sobre produção de conteúdo para dominar o assunto. 

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pela leitura. Desde pequena, devorava obras sobre as mais diversas temáticas.

Não surpreende que eu tenha me interessado, principalmente, pelo marketing de conteúdo, dentre todas as opções fornecidas por minha formação Publicidade e Propaganda.

Para trabalhar com produção de conteúdo, entretanto, eu sabia que precisava me profissionalizar e logo procurei por livros que abordassem o tema.

Com o objetivo de facilitar a sua vida, reuni aqui os títulos que mais me auxiliaram e estão sempre ao meu lado na minha jornada profissional. Vamos conferir?

Marketing de Conteúdo Épico, Joe Pulizzi

Descrito por Don Schultz, o “pai do marketing integrado”, como o homem que inventou o marketing de conteúdo, o autor ensina a atrair seus clientes, tanto atuais quanto futuros, por meio da criação de conteúdos que despertem o interesse do público.

A obra de Pulizzi é indispensável para quem quer trabalhar com essa área, impulsionar o próprio negócio ou apenas entender mais a respeito.

E, mais importante, explica a importância de prezar pela qualidade e de sempre ser útil para os consumidores.

Após a leitura, você será capaz de determinar qual seu nicho de conteúdo, colocar em prática um processo para criar e administrar um conteúdo épico, saber quais canais utilizar e, por fim, avaliar o desempenho do seu trabalho.

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, Rafael Rez

Para o CEO da Sambatech, Gustavo Caetano, o livro de Rafael Rez é um guia completo para quem deseja trabalhar com marketing de conteúdo.

Na minha opinião, é excelente para quem quer começar a produzir conteúdo por conta própria e também para quem é profissional da área e quer se atualizar.

Dentre os tópicos abordados estão: planejamento, tráfego, vendas, ferramentas, práticas, métricas, geração de leads e outros.

Rez afirma que a atenção e o tempo são valiosos e, para atrairmos nosso público, precisamos oferecer conteúdo que eles queiram consumir.

A arte de escrever para a web e produzir conteúdos poderosos, Paulo Maccedo

Em pouco mais de cem páginas, Paulo Maccedo disserta sobre a arte de escrever conteúdos poderosos para a web e deixa claro que vender vai muito além de divulgar.

Ele acredita que, nos dias de hoje, não basta falar sobre seu trabalho, negócios e serviços. O público quer mais que isso.

Ninguém está interessado em anúncios invasivos. Você precisa oferecer um conteúdo atrativo, de acordo com as necessidades de quem quer atingir, e o autor nos ensina a fazer isso com excelência. 

Lembra do Rafael Rez, escritor do último livro que eu indiquei? Segundo ele, redatores, empresários, escritores, blogueiros, jornalistas, todos deveriam ler a obra e praticar os ensinamentos de Maccedo.

E, acreditem ou não, indiquei a um redator outra obra do autor em um grupo no Facebook cerca de duas horas antes de escrever este texto e, quando terminei de redigir os quatro parágrafos sobre seu trabalho, ele me respondeu agradecendo (ainda tive a oportunidade de mencionar sobre a escrita do artigo em que cito sua obra)!

Regras de Conteúdo, Ann Handley e C.C. Chapman

Podcast, blog, webinários, eBooks… você vai entender as diferenças entre diversos tipos de conteúdo e encontrar dicas para começar a produzir sozinho.

Isso porque oferecer informações relevantes para o seu público gratuitamente em diversos formatos faz com que ele lembre da sua marca quando pensar em comprar algo que você oferece.

Como disseram os próprios autores, o conteúdo é o rei e é essencial. Só assim você vai conseguir conquistar a atenção das pessoas.

O livro apresenta segredos para a criação de conteúdos digitais inesquecíveis e, é claro, capazes de atrair potenciais clientes para o seu negócio. 

Storytelling: Histórias que deixam marcas, Adilson Xavier

Como eu já mencionei, não adianta mais focar apenas em vender para o seu consumidor. Entretanto, não basta apenas produzir conteúdo, precisamos ter uma história para contar.

Adilson Xavier explora, justamente, os significados que as marcas adquirem e como o storytelling ajuda a construir a imagem das mesmas. 

Uma vez que tenham um papel significativo na vida do seu público, ele pode atuar como multiplicador, conarrador e até definidor do que a marca significa.

O principal diferencial do livro é que existem vários códigos QR direcionando para os vídeos mencionados em determinados capítulos.

Com certeza é um investimento que vale a pena. Afinal, qual a história da sua marca?

Fundamentos básicos e avançados de SEO, Marcos Elias

Se você tem ou planeja ter um site, ou mesmo um blog, é o livro ideal para encontrar técnicas de SEO e ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Organicamente, você vai conseguir aumentar as visitas do seu site. Isso sem ser penalizado e usando apenas práticas éticas de otimização.

Marcos Elias traz ensinamentos valiosos sobre criação de conteúdo, link building, compartilhamentos sociais e pesquisa de palavras-chave.


E aí, gostou das indicações de livros sobre produção de conteúdo? Qual ou quais dos livros você já leu? Pretende ler algum? Comente aqui e vamos trocar uma ideia!

Imagem padrão
Amanda Pereira Santos
Publicitária, escritora, professora, consultora, palestrante, especialista em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia, especialista em Marketing, Branding e Experiência Digital, com MBA em Comunicação e Eventos, MBA em Marketing Estratégico e Mestrado de título próprio em Comunicação Empresarial e Corporativa. Como docente, já ensinou Branded Content: Marketing de Conteúdo, Redação Publicitária, Marketing Digital para escritores e Estratégia de Design de Negócios.
Artigos: 42

2 comentários

Deixe sua contribuição!