É cada vez mais comum encontrar o blog de uma empresa ao fazer uma pesquisa na internet. Muitas, por outro lado, ainda resistem e alegam que ter um site próprio, com blog, não é essencial.
Por que ter um blog? Eu te explico!
Há alguns anos atrás, os blogs pessoais se popularizaram entre os jovens. No mercado da moda, muitas pessoas ganharam destaque ao se apresentarem como “blogueiras”.
Não demorou para que as marcas notassem o potencial do blog e começassem a aderir à tendência.
Blog: o que é?
Primeiramente, precisamos entender o que de fato é um blog.
Um blog é uma página na internet usada tanto como um diário pessoal pelos usuários quanto como uma ferramenta de comunicação para as marcas.
Rafael Rez afirma que criar um blog é, em uma grande parte das vezes, o primeiro passo para fazer negócios.
Ele define o canal como uma forma de diretório de todo o seu conteúdo. O autor afirma que é ele o responsável pela maioria das visitas que chegarão no seu site.
Isso porque os mecanismos de busca priorizam os sites que atualizam seu conteúdo com frequência, o que permite o aumento do tráfego.
Um blog é um excelente espaço para compartilhar ideias e deixar claro o posicionamento da sua marca.
Além disso, tem um custo baixo de manutenção, já que você só vai precisar contratar um redator ou escrever o conteúdo por si só.
Seja visto como autoridade na sua área
Ao produzir conteúdo de qualidade gratuito no seu site, seu público começa a te ver como uma referência no seu ramo.
Como? Hoje em dia, vivemos em um mundo onde tudo é conectado. Dessa forma, é comum fazermos pesquisas na internet antes de fazer uma compra.
Publicando textos úteis que interessem seu público e esclareçam dúvidas, é muito mais provável que lembrem do seu negócio e não do concorrente no momento em que de fato forem efetivar a compra.
Entretanto, seu conteúdo precisa ter algum diferencial, senão você só estará produzindo mais do mesmo. Uma pesquisa na internet muitas vezes não é suficiente para embasar um post.
Por isso, mesmo que você contrate um profissional para escrever seus textos, compartilhe suas opiniões, dados interessantes, processos de trabalho e cases de sucesso.
O importante não é ter um número mínimo de palavras e sim um bom conteúdo, que seja atrativo e resolva o problema do leitor.
A importância do SEO
Para aumentar as visitas que seu blog recebe e, consequentemente, seu site, você pode aplicar técnicas e estratégias de SEO.
A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca, e é justamente para isso que serve o SEO.
É com ele que você vai otimizar os seus textos para que ele tenha uma boa posição nas pesquisas.
A prática vai muito além de repetir determinadas palavras-chave e inserir links nos posts.
Para aprender mais sobre o assunto, recomendo pesquisar por cursos e livros relacionados. Aqui no blog já indiquei um curso gratuito da Conversion e também o livro do Marcos Elias.
E, mais uma vez, ressalto que o foco sempre deve ser o conteúdo. De nada adianta um texto otimizado que não interessa o público-alvo.
Quais plataformas usar?
Existem várias plataformas que você pode usar para criar seu blog. Vou mencionar apenas as duas principais, portanto recomendo que você pesquise outras caso nenhuma delas te agrade.
WordPress
O WordPress é usado no mundo todo por profissionais autônomos e empresas de todos os tamanhos.
Ele permite a personalização do blog e fornece muitas estatísticas de acesso que vão te ajudar a avaliar seus resultados.
Particularmente, gosto muito do WordPress e não só uso ele como sempre indico aos meus clientes.
É bom ressaltar que existem duas versões, o .com e o .org. Sabendo disso, pesquise sobre as duas antes de escolher qual será a ideal para atingir os seus objetivos.
Blogger
O Blogger foi criado pelo Google e logo conquistou usuários por ser bem intuitivo para iniciantes.
Lançado em 1999, foi o Blogger o responsável por disseminar os blogs.
Eu também já tive um blog por lá, mas acabei preferindo manter apenas o WordPress por preferências pessoais.
Agora que você já sabe porque ter um blog, aproveite para ler minhas indicações de seis livros sobre produção de conteúdo indispensáveis para quem pretende produzir na internet.