Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil e requer algumas habilidades essenciais para obter bons resultados.
No ano de 2017, o valor investido por meio de fundos de capital de risco em startups brasileiras cresceu 207%, uma quantia recorde até então. Já em 2018, algumas startups brasileiras passaram a valer mais de 1 bilhão de dólares, sendo consideradas “unicórnios“.
Qual é, portanto, o segredo do sucesso?
As 5 habilidades essenciais para ser um empreendedor de sucesso no Brasil
Ao empreender, algumas habilidades são, de fato, essenciais para alcançar os objetivos pretendidos com o novo negócio.
1. Capacidade analítica
A capacidade de analisar não apenas dados, como também situações diversas, é indispensável para qualquer um que queira começar a empreender. A partir de uma boa análise, é possível gerar insights e transformar fatos em informação.
2. Criatividade
A criatividade, apesar de muitas vezes menosprezada (ou superestimada) também é muito importante. Vivemos em uma era digital, em que podemos acessar o que quisermos de qualquer lugar. Produzir mais do mesmo não contribui para a diferenciação da marca e, consequentemente, não agrega valor.
3. Pensamento estratégico
Quando aliado à capacidade analítica, o pensamento estratégico é, com certeza, um diferencial. Ao desenvolver a habilidade de pensar de uma maneira mais estratégica, conseguimos elaborar melhores planejamentos e, consequentemente, acompanhar melhor os resultados.
4. Determinação
Tendo em vista que empreender exige bastante trabalho e dedicação, determinação é primordial. Desistir não é uma opção e é preciso enfrentar os desafios de maneira positiva.
5. Networking
Embora muita gente acabe deixando o networking de lado, a capacidade de estabelecer contatos com outros profissionais com certeza faz a diferença para qualquer empreendedor. Você pode acabar encontrando seu futuro sócio ou aquela pessoa que faltava na sua equipe.
E a vergonha ou timidez não é mais uma desculpa: por meio de plataformas como o LinkedIn, por exemplo, é possível conectar-se com profissionais do mundo todo e estabelecer novos vínculos.
E quais dificuldades serão enfrentadas?
Em seu livro A Startup Enxuta, Ries alega que uma startup é “uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”. Dificuldades, portanto, são inevitáveis para todos os empreendedores.
Dentre as principais preocupações dos brasileiros ao abrir um negócio, uma pesquisa encabeçada pelo Peixe Urbano identificou que os itens mais preocupantes eram a infraestrutura, os impostos, as questões burocráticas, o custo de capital e o capital humano.
Como posso desenvolver minhas habilidades?
Muitas pessoas parecem ter nascido empreendedoras, de maneira que já têm as habilidades necessárias e acabam não enfrentando muitas dificuldades em sua trajetória profissional. Entretanto, muitos não têm tais habilidades e precisam desenvolvê-las. Uma graduação e um MBA podem não ser pré-requisitos para ser um bom empreendedor, mas com certeza são de grande ajuda.
Para quem tem menos tempo disponível, mas mesmo assim gostaria de investir nos estudos, há uma enorme variedade de cursos on-line que podem auxiliar os empreendedores de primeira viagem.
Além disso, já existem inúmeros livros sobre o assunto, muitos dos quais tornam-se guias para quem está começando um novo negócio.
Manter-se informado e atualizado acerca do mercado, acompanhando portais de informação de renome que abordem temas de empreendedorismo, também é uma habilidade essencial para quem quer empreender no Brasil.