Marketing Digital: como usá-lo no meu negócio?

Nos dias de hoje, ter boas estratégias de Marketing Digital é indispensável para promover a imagem de uma marca e alcançar bons resultados na internet. Com a popularização das redes sociais, os consumidores tornaram-se cada vez mais conectados e, ao mesmo tempo, empoderados.

Muitas vezes, um conselho de uma pessoa real sobre uma marca pode ter mais alcance e credibilidade do que uma campanha publicitária; muitos dos consumidores, por sua vez, atuam como defensores das marcas e propagam seus valores e ideais por vontade própria.

Com o advento da internet, a informação, que antes era escassa, tornou-se abundante. O consumidor não depende mais das empresas detentoras das mídias: ele consome o que quer, quando quer, e há uma preocupação cada vez maior com a qualidade e relevância dos conteúdos disponíveis.

O papel das empresas deixou de ser apenas vender um produto: boa parte das grandes empresas produz conteúdo que interessa os clientes, o que gera engajamento e relacionamento espontâneo — estratégia que pode ser utilizada para aumentar as vendas e gerar autoridade no mercado.

Confira algumas dicas para elaborar um bom planejamento de marketing digital para o seu negócio:

Como desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital?

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital que seja, de fato, efetiva nas redes sociais, é essencial ter objetivos claros e conhecer bem o seu público. Assim, é possível definir quais canais serão utilizados e elaborar um bom planejamento de conteúdo para engajar o público e de fato alcançar melhores resultados.

Dependendo do ramo do seu negócio, pode ser interessante investir em uma estratégia de Inbound e Marketing de Conteúdo — em tais casos, ter um bom site institucional, um blog e perfis nas redes sociais corretas, além de bons conteúdos para oferecer, é o primeiro passo para o sucesso no ambiente digital.

Mas como devo comunicar com meus consumidores?

As mídias sociais proporcionaram uma inclusão social que antes não existia. Nesta nova era, cocriar é mais importante do que competir. A maneira de relacionar-se com os consumidores mudou: não apenas passou de vertical para horizontal como os clientes esperam que a marca seja honesta e autêntica ao se posicionar no mercado.

E os desafios enfrentados pelos profissionais de marketing são diários: apesar da emergência do digital, os meios de comunicação tradicionais ainda são amplamente utilizados e os anunciantes precisam se preocupar em criar um conteúdo que seja consistente (e, de preferência, integrado) em ambos os meios on-line e off-line.

Ao tomar decisões de compra, os novos consumidores buscam, cada vez mais, informações disponibilizadas sobre os produtos e serviços que os interessam. Levam em conta a reputação da marca e as opiniões de outros clientes (principalmente em sites, redes sociais e blogs). Para tais consumidores, as propagandas não são a fonte mais importante de consulta — vêm depois, inclusive, da opinião de pessoas mais próximas, como familiares e amigos.

O comportamento de tal geração exige um novo posicionamento de marketing das marcas: o consumidor espera que a marca tenha valores claros e relevantes para a sociedade; as marcas, por sua vez, estão tornando-se cada vez mais humanizadas. A comunicação, portanto, não é mais (e nem pode ser) imposta ao consumidor.

Em quais ferramentas devo investir?

Felizmente, existem muitas ferramentas disponíveis para facilitar a vida dos profissionais de marketing digital: o e-mail marketing, por exemplo, é uma excelente maneira de se comunicar diretamente com os clientes. Ao investir em SEM, por sua vez, é necessário criar bons anúncios e garantir que o SEO esteja bem trabalhado nas suas páginas principais.

Não podemos esquecer que as mídias pagas são tão importantes quanto as orgânicas: de acordo com a necessidade, pode ser interessante investir em mídias que cobram por clique, anúncios de display e redes sociais ou, até mesmo, softwares de automação.

Independentemente da ferramenta escolhida, é preciso estipular métricas, de maneira a analisar os resultados e obter insights relevantes acerca das estratégias utilizadas. As opções dentro do marketing digital são inúmeras — cabe ao profissional definir as melhores estratégias e ferramentas para atender seus objetivos.

E você, como trabalha as estratégias de marketing digital na sua empresa? Gostaria de sugerir alguma estratégia ou ferramenta que não foi mencionada?

Imagem padrão
Amanda Pereira Santos
Publicitária, escritora, professora, consultora, palestrante, especialista em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia, especialista em Marketing, Branding e Experiência Digital, com MBA em Comunicação e Eventos, MBA em Marketing Estratégico e Mestrado de título próprio em Comunicação Empresarial e Corporativa. Como docente, já ensinou Branded Content: Marketing de Conteúdo, Redação Publicitária, Marketing Digital para escritores e Estratégia de Design de Negócios.
Artigos: 42

Deixe sua contribuição!