Como criar uma startup em um final de semana?

Já pensou em criar uma startup em apenas três dias? Os eventos de inovação, que já eram populares por possibilitar o desenvolvimento rápido de novas soluções, vêm alcançando um público ainda maior no meio digital. 

Hackathon, Startup Weekend, Inovathon… Agora, todos são realizados de maneira 100% online e pessoas de qualquer localidade podem participar, desde que possuam acesso à internet.

Por ter experiência com esse tipo de evento, tanto por ter sido participante quanto mentora, decidi escrever um texto detalhando melhor como funciona a programação de um evento de inovação. Vamos lá?

O que é uma startup?

Primeiramente, precisamos entender o que é uma startup. De acordo com o Sebrae, uma startup pode ser definida como um modelo de negócios escalável e repetível em meios de extrema incerteza.

Em geral, as startups são empresas inovadoras que utilizam a tecnologia para desenvolver soluções que resolvam problemas reais da nossa sociedade. Os eventos como Hackathons e Startup Weekend têm esse propósito.

Como funciona um evento de inovação?

A organização dos eventos é composta por pessoas voluntárias que se dispõem a fazer tudo acontecer. Os avaliadores e mentores também não recebem nada para estar ali e são movidos pelo desejo de contribuir.

Os participantes formam times para desenvolver uma solução de forma colaborativa e contam com mentorias quando necessário, além de receberem um feedback final sobre o trabalho realizado. 

As áreas de atuação mais comuns nesse tipo de evento são: design, marketing, negócios e desenvolvimento, mas pessoas de qualquer ramo podem se inscrever.

A jornada Zero to Hero

Qual o passo a passo para o desenvolvimento de uma boa ideia?

Problema

Inicialmente, devemos escolher qual problema queremos solucionar. 

Validação do problema

A segunda etapa é a validação do problema, por meio de entrevistas com pessoas reais. Aqui, queremos descobrir se esse problema realmente existe e também coletar insights que irão direcionar a solução.

Ideia de solução

Uma vez que o problema seja validado, é a hora de fazermos um brainstorm, ou seja, uma chuva de ideias. A melhor ideia deve ser a mais viável de ser executada tendo em vista os recursos disponíveis para tal.

MVP

O MVP ou Mínimo Produto Viável é o protótipo da solução. Basicamente, é uma versão mínima do produto que vai ser desenvolvido. Ele serve justamente para testar a solução antes de implantá-la.

Validação do MVP

Para validar o protótipo, fazemos outra entrevista com nosso público, mas dessa vez direcionando a mesma para verificar se essa é de fato a solução ideal para resolver o problema.

Pitch

O pitch é a última etapa, pois é uma apresentação da solução. Costuma durar entre dois e cinco minutos e, em um evento, é extremamente importante no momento da decisão final dos jurados.

Como participar de um evento de inovação?

Para ter a experiência de criar uma startup em um final de semana, basta acompanhar a programação dos eventos de inovação e se inscrever! 

A maioria dos eventos são gratuitos para os participantes ou cobram um valor simbólico.

E lembre-se: mantenha o foco na jornada e não na premiação.

E aí, bora inovar?

Imagem padrão
Amanda Pereira Santos
Publicitária, escritora, professora, consultora, palestrante, especialista em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia, especialista em Marketing, Branding e Experiência Digital, com MBA em Comunicação e Eventos, MBA em Marketing Estratégico e Mestrado de título próprio em Comunicação Empresarial e Corporativa. Como docente, já ensinou Branded Content: Marketing de Conteúdo, Redação Publicitária, Marketing Digital para escritores e Estratégia de Design de Negócios.
Artigos: 42

Deixe sua contribuição!