Será que vale a pena estudar Publicidade e Propaganda? Ou é melhor investir em uma área com salários mais altos? Talvez um concurso público? Confira minha opinião!
Quando terminamos o ensino médio, muitos de nós acabamos descobrindo que não sabemos exatamente o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Ainda assim, precisamos escolher um curso que definirá nossos futuros para sempre.
Infelizmente, uma grande parte dos estudantes só percebe o que realmente gosta quando já está na faculdade e precisa solicitar transferência. Outros preferem concluir os estudos e depois começar uma nova graduação do zero.
Também existem aqueles que não se importam em trabalhar com algo que não lhes agrade e nunca seguem a profissão dos sonhos. Sabendo disso, decidi escrever esse texto para auxiliar os futuros universitários que pretendem estudar Publicidade e Propaganda.
Ressalto que me baseei principalmente na minha experiência quando estudei na Universidade Federal de Goiás, entre os anos de 2016 e 2019. No mais, aproveite a leitura!
Publicidade e Propaganda: o que é?
O publicitário é aquele cuja função é vender uma ideia. Independentemente de qual seja o produto ou sua função, estamos sempre tentando promover algum conceito, seja no audiovisual, fotografia, direção de arte, redação publicitária ou no próprio planejamento da campanha.
Dessa forma, o curso de Publicidade e Propaganda permite a atuação em inúmeras áreas. A grade curricular do meu curso, por exemplo, unia disciplinas teóricas e práticas a matérias de humanidades.
Hoje em dia, tenho colegas de faculdade que empreendem de diversas formas. Fotógrafos, diretores de arte, produtores de vídeo, influenciadores digitais… as opções de carreira são variadas quando você é publicitário.
Em geral, a profissão envolve bastante criatividade. Eu particularmente acho incrível poder estudar sobre filmes, fotografias, livros e artes que me interessam e, pelo menos na instituição em que estudei, tivemos muita liberdade para fazer isso.
O curso é fácil?
Com base na minha experiência, eu não diria que o curso tem um grande nível de dificuldade. Mas afirmo com certeza que não é pra qualquer um. Se você não gosta, não vai ser fácil realizar as atividades.
É comum encontrarmos pessoas que atrasam os estudos por anos por não se sentirem motivados a estudar. Não são poucos os que decidem fazer outro curso ao perceberem que não se encaixam.
Mas, calma, não precisa ter medo. Se você quer estudar Publicidade e Propaganda, vá em frente! Para quem se interessa pelas áreas relacionadas, estudar parecerá diversão, com o diferencial de que você terá acesso a todo embasamento teórico por trás do que é produzido.
Um outro ponto legal é que nem todas as faculdades exigem uma monografia como TCC. No meu caso, eu e um amigo produzimos um documentário, curta-metragem, sobre a economia criativa goiana.
O mercado de trabalho
Sinceramente, o mercado de trabalho em comunicação aqui no Brasil ainda tem muito a melhorar. Apesar de os salários serem bons em algumas cidades maiores, os comunicólogos tendem a ser desvalorizados em muitas regiões do país.
Aqui em Goiânia é um desses locais. As ofertas de emprego costumam oferecer valores ínfimos aos profissionais. Um outro problema são as próprias empresas: muitas não assinam contrato, ou fazem-no meses depois; quando a contratação é no regime CLT, não assinam no prazo previsto por lei.
Quando era estagiária, trabalhei em um número considerável de organizações mas em nenhuma delas o estágio foi reconhecido pela universidade, pois não estavam de acordo com a Lei do Estágio.
Por outro lado, cada vez mais profissionais estão trabalhando como freelancers, em home office, e atendendo empresas de todo o mundo. Uma tendência bem interessante que vem crescendo é a venda de produtos digitais.
Basicamente, você vai encontrar vagas péssimas e oportunidades sensacionais. Sem contar que o que é ruim pra mim pode não ser pra você. Só você vai saber quais caminhos tomar para alcançar sucesso.
Invista em certificações extracurriculares!
Um diploma de graduação é extremamente importante, mas não é tudo. A publicidade é uma área que está em constante transformação e é difícil que as instituições de ensino superior consigam acompanhar essas mudanças.
Por isso, o ideal é que você busque por cursos extracurriculares, mesmo depois de formado. E não, eu não estou te dizendo para comprar cursos caros e cheios de promessas.
Na verdade, existem muitas certificações gratuitas excelentes disponíveis na internet. Então, pesquise bastante para encontrar um material que realmente atenda suas expectativas.
Experiência é indispensável
Além de uma boa formação, as empresas procuram por experiência ao selecionar um candidato. Inclusive, para concorrer a uma vaga você provavelmente terá que enviar, junto ao currículo, seu portfólio com trabalhos anteriores.
Conseguir o primeiro emprego sem nunca ter trabalhado antes será uma tarefa árdua. E como começar? Procure por estágios ou oportunidades como freelancer que se encaixam com o que você sabe fazer.
Se você não for selecionado, não se preocupe. Uma ideia bacana é oferecer seu serviço para ONGs ou organizações de voluntariado. Você também pode ajudar algum conhecido em troca de recomendação e indicação. Use a criatividade.
Já se você quiser trabalhar como acadêmico, fique de olho nos projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão da sua instituição. Também preste atenção aos editais de eventos e publicações. É imprescindível ter um bom currículo acadêmico para se destacar nas seleções de pesquisadores.
Será que vale a pena estudar Publicidade e Propaganda? Na minha opinião, sim, e eu faria a graduação novamente sem dúvida alguma se pudesse voltar atrás. Foi estudar em uma universidade pública que me permitiu ter a visão de mundo que tenho hoje, não só a respeito do meu trabalho como em todos os âmbitos da minha vida.
Posso ter mais de cem certificações extras, um portfólio incrível e muitas experiências, mas nada disso substitui a vivência que eu tive nas minhas aulas e trabalhos. Afirmo com 100% de certeza que sou uma profissional mais completa hoje por causa do meu bacharelado.
E aí, gostou do texto de hoje? Diz aí nos comentários o que você acha: vale a pena estudar Publicidade e Propaganda?